Notas Explicativas

Canto XVI

16.1 Os iracundos pagam seus pecados na fumaça. O sufocamento já foi usado por Dante para representar o sofrimento pelo pecado da ira no inferno, onde os condenados gorgolavam as lamas do rio Estige (canto VIII). Voltar

16.2 Marco Lombardo, segundo os comentaristas mais antigos da Commedia, como Ottimo e Benvenuto, era um homem generoso, cortês e de atitudes nobres, mas de temperamento explosivo. [Sayers 55] Segundo Ottimo, Marco, era um nobre de Veneza e amigo de Dante. Ele emprestava dinheiro aos que precisavam e não cobrava o pagamento. O nome Lombardo pode ser um nome de família ou simplesmente uma indicação de que ele era um italiano (era comum, na época, os franceses se referirem aos italianos como lombardos). [Longfellow 67] Voltar

16.3 Agnus Dei [qui tollis peccatta mundi, misere nobis, dona nobis pacem] é a oração da terceira cornija: "Cordeiro de Deus, que tirai os pecados do Mundo, tende piedade de nós; dai nós a paz". Faz parte da missa católica e se baseia em João 1:29 [Sayers 55] Voltar

16.4 Marco não pode ver Dante, mas pode perceber que, diferentemente das almas do purgatório, ele agita a fumaça. Voltar

16.5 16.5 Neste discurso sobre livre arbítrio, Marco Lombardo é o porta-voz das idéias de Dante sobre o determinismo. Ele critica os que põem na influência divina ou dos astros toda a responsabilidade pelas ações humanas. Ele explica que embora o céu seja responsável por alguns dos movimentos humanos, os homens, tendo a inteligência para distinguir entre o bem e o mal, têm o poder de decidir e seguir caminhos por sua própria vontade. Se os astros ditassem todo o futuro, os homens não teriam responsabilidade alguma por seus atos, pois não poderiam evitá-los. Voltar

16.6 Os dois sóis são o Império e a Igreja. Refletem a concepção de Dante do que seria um estado perfeito, controlado ao mesmo tempo pela Igreja e pelo Estado laico. Dante não propõe um estado religioso nem uma igreja mundana, mas a partilha equilibrada do poder entre as duas entidades, cada uma assumindo um propósito: o Império com a finalidade de governar a Cidade dos Homens e a Igreja para guiar os homens à Cidade de Deus. Voltar

16.7 Conrado Palazzo de Brescia (Currado) foi um guelfo que assumiu vários cargos na Toscana na última década do século XIII. [Sayers 55] Voltar

16.8 O bom Gherardo é provavelmente Gherardo da Cammino (1240-1306), capitão-general em Treviso. Era conhecido por sua bondade e também pela beleza e fama de sua filha Gaia.[Musa 95] Voltar

16.9 Guido da Castello era muito conhecido pela sua bondade e virtude. Emprestava dinheiro sem cobrar juros. Ele também emprestava, a fundo perdido, cavalos e armas aos que viajavam à França ou que de lá voltavam, tendo perdido seus bens de forma honrada [Longfellow 67] Voltar

16.10 Os Filhos de Levi eram os sacerdotes judeus. Não podiam herdar qualquer propriedade. "O Senhor é a sua herança". (Deuteronômio 18:2) Eles eram mantidos pelo povo. Marco, ao mostrar a Dante os males resultantes de uma Igreja mundana e rica, faz Dante compreender porque os filhos de Levi não podiam ter propriedades [Sayers 55]. Voltar